terça-feira, 21 de junho de 2011

Em reunião tumultuada, presidente do Carrefour renuncia

Em uma assembleia de acionistas tumultuada, realizada na terça-feira no luxuoso centro de convenções próximo ao museu do Louvre, em Paris, o presidente do conselho de administração (“chairman”) do Carrefour, Amaury de Seze, renunciou ao cargo, que passa agora a ser acumulado por Lars Olofsson, de 59 anos. pelo presidente executivo (chief executive officer – CEO) da varejista.

Foto: Getty Images Ampliar
Bernard Arnault, o homem mais rico da França, dono de grifes de luxo e do Carrefour
Descontentes com as decisões que vêm sendo tomadas pelo grupo, muitos dos presentes à assembleia vaiaram Olofsson no fim de sua apresentação e aplaudiram quando um delegado pediu que o bilionário Bernard Arnault, um dos maiores acionistas do Carrefour, saísse do conselho de administração. Arnault é o homem mais rico da França e controla o grupo de artigos de luxo LVMH, dona da Louis Vuitton.
Arnault e o fundo americano Colony Capital, ligado ao mercado imobiliário americano, controlam a Blue Capital, empresa que detém 13,5% do capital total e 20% das ações com direito a voto do Carrefour. A Blue Capital é a maior acionista individual do grupo.
Em uma reunião do realizada após assembleia, os conselheiros aprovaram a saída de Seze e também nomearam Sebastien Bazin, membro do conselho e chefe do fundo Colony Europe, como vice-presidente do conselho de administração.
Seze, de 65 anos, que presidia o conselho do Carrefour há três anos, não disse porque estava deixando o cargo. “Acredito que chegou a hora de colocar os dois cargos em suas mãos (de Olofsson)”, afirmou Seze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário