O advogado itabunense Edmilton Carneiro foi mais uma das vítimas da indústria das multas em Ilhéus. Ele trafegava pela avenida Lomanto Júnior, na zona sul da cidade, no dia cinco de junho, a 59 km/h, mas foi multado.
O local possui radar e determina velocidade máxima de 50km/h, mas a sinalização… “É  precária, não atende aos pré-requesitos da lei, que exige, dentre outras coisas,  sinalização adequada, bem como um estudo do local para saber se ali os acidentes são rotineiros”, reclama Edmilton Carneiro.
As placas de velocidade, por exemplo, estão fora dos padrões do Código de Trânsito Brasileiro. São bem menores. Edmilton recebeu multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de habilitação. “O  Ministério Público precisa, urgentemente,  tomar pé dessa situação, pois Ilhéus se tornou o paraíso das multas. Alguém está ganhando com isso”.
A indústria das multas no município sulbaiano é alvo de reclamações de motoristas. Radares e sinalização fora dos padrões levaram o advogado Gustavo Kruschewsky a recorrer à Justiça. Ele conseguiu retirar a multa sofrida e foi indenizado em R$ 5 mil pela prefeitura de Ilhéus.