sexta-feira, 8 de julho de 2011

Com Webjet, Gol se aproxima da liderança do mercado aéreo

De acordo com os últimos dados disponibilizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a TAM tinha, em maio, 44,43% de participação no mercado, contra 35,39% da Gol. A Webjet, quarta maior companhia do setor, tinha fatia de 5,16%.
No acumulado do ano até maio, porém, a Gol passaria a TAM, em uma disputa bem mais apertada. Gol e Webjet têm, juntas, nos primeiros cinco meses do ano, 42,93% do mercado, contra 42,85% da TAM.
Em fevereiro, a Gol conseguiu a liderança mensal pela primeira vez em seus dez anos de vida, com 39,77% de participação, ante 39,59% do grupo TAM.
À época, o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Junior, disse não esperar que a liderança fosse mantida ao longo do ano. "Se o concorrente tem uma estratégia de comprar mercado, realizando fusões ou aquisições, isso não vai mudar o nosso foco."
A TAM comprou a Pantanal em 2009 e chegou a negociar a compra da Trip -- que, em maio, possuía 3,05% do mercado.
"Liderança não é a meta. Queremos ter mais produtividade e eficiência. Se o resultado for a liderança, ótimo", disse Junior, em março.
Em 2007, a Gol adquiriu parte da Varig em 2007 por US$ 320 milhões, o maior negócio entre companhias aéreas nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário